Roupas de Infravermelho que aliviam as dores crônicas

As roupas Invel® possuem a tecnologia Biocerâmica Mig3®

Tratar a dor e suas consequências de forma diferente à medicina tradicional, até pouco tempo atrás parecia ser impossível, mas agora não é mais. A 4en Saúde criou a tecnologia Biocerâmica MIG3® (Mineral Inorgânico Goen3), um composto ativo irradiador de infravermelho longo que é incorporado às tramas dos tecidos das roupas. Esse composto em contato com o calor do corpo, reflete energia e produz um efeito natural que melhora a circulação sanguínea local.

As roupas, que ganharam a marca Invel®, parecem comuns mas são capazes de atuar como coadjuvantes em um tratamento médico, de forma segura e muito eficaz.

O tecido é tratado com uma substância com propriedade de estimular a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo da área do corpo em contato com o produto, gerando relaxamento muscular e alívio das dores crônicas. Segundo o médico especialista em neurologia, que já conduziu pesquisas sobre o assunto, Dr. Manuel Jacobsen Teixeira, “as roupas Invel® funcionam como coadjuvantes eficazes no tratamento da dor”, assegura. Isto é uma excelente inovação em um país que possui um aumento considerável da população de idosos.

Antes de serem colocadas no mercado, as peças tiveram sua eficácia, qualidade e segurança testadas por médicos do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. As comprovações se deram por meio de estudos científicos. Um exemplo foi o estudo realizado no Instituto da Dor, do HC, quando dois grupos de 35 voluntários cada, avaliaram a eficácia da camiseta Invel® Actiive Shirt. Enquanto o grupo A utilizou a camiseta Invel®, o B usou uma roupa sem a tecnologia. Após duas semanas concluiu-se que os participantes do grupo A apresentaram uma melhora de 45% da dor lombar crônica. “É preciso uso contínuo para usufruir o efeito dessas roupas, mas dá certo”, diz a farmacêutica Rafaela Costa, 35 anos, de São Paulo. Ela usa uma camiseta com esses compostos minerais para dormir, sempre que volta a sentir as dores intensas de uma bursite no ombro.

A linha de meias e a palmilha Invel® Actiive Insole aliviam as dores e o cansaço nas pernas e pés, sintomas recorrentes entre a população, seja por ficar muito tempo em pé ou sentado, seja por realizar longas caminhadas, exercícios físicos e até mesmo voos de longa duração. Os pacientes que sofrem com dores nas mãos, causadas por patologias ou por esforços repetitivos, podem contar com a luva Invel® Actiive Glove, que segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) reduziu, em média, 55% da dor nos punhos após uso por seis horas diárias durante quatro semanas. “As roupas terapêuticas são seguras, eficazes e simples, se levarmos em conta a capacidade de melhorar a condição de uma pessoa sem a necessidade de intervenções farmacológicas ou médicas”, afirma Jacobsen.

A Dra. Helena Kaziyama, médica fisiatra, sob supervisão do Dr. Jacobsen, participou do estudo das luvas Invel® com pacientes com dores musculares nos membros superiores. A metodologia usada no estudo foi a “duplo-cego randomizado”, ou seja, quando nem os pacientes e nem os pesquisadores sabe quem está usando placebo ou o produto com o princípio ativo. “A luva com Biocerâmica é uma terapia coadjuvante eficaz e segura no tratamento da dor crônica”, garante.

A Dra. Tatiana Mesquita, fisioterapeuta, elaborou seu doutorado na produção de um colchonete incorporado com o ativo irradiador MIG3®, para pacientes com insônia: Invel® Recharge. Ela participou dos estudos que comprovaram a eficácia e a segurança do produto desde seu início em 2009, com o Dr. Acary Oliveira, médico responsável pelo setor de doenças neuromusculares da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP). “Foi um estudo muito minucioso e trabalhoso, mas o resultado foi incrível e importante como opção de tratamento para estes pacientes insones”, avalia ao lembrar que a Invel® sempre foi parceira auxiliando entidades como a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) e da Associação Brasileira da Síndrome Pós-pólio (Abraspp).

Para o Invel® Recharge também foi conduzido um estudo clínico com o rigor científico exigido pelas legislações no Brasil e cada participante fez um teste polissonográfico no Instituto do Sono do HC e após um mês, a eficácia e a segurança foram comprovadas. Participaram do estudo, pacientes com Síndrome Pós-pólio -– um reflexo tardio da paralisia infantil –, com queixas de dores fortes, transtornos de sono como insônia, apneia obstrutiva, movimentação periódica, fadiga e diminuição funcional, e de qualidade de vida. O produto comprovou ser eficaz para a diminuição do tempo de latência para o início do sono.

Os produtos Invel® foram avaliados por médicos e reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recomendado para você

Assine nossa newsletter
Receba as últimas novidades em seu e-mail

*Ao se inscrever você concorda com nossa Política de Privacidade

plugins premium WordPress